Nossa Senhora e a modestia



A virtude da modéstia é profundamente associada a Nossa Senhora, a Virgem Maria, na tradição católica. Maria é vista como o exemplo supremo de modéstia, sendo um modelo de humildade, recato e pureza para todos os fiéis.

Maria, desde sua juventude, foi uma mulher de profunda modéstia em suas palavras, ações e aparência. Ela aceitou com humildade e submissão o chamado de Deus para ser a Mãe do Salvador, mesmo sendo uma jovem simples e humilde de Nazaré. Sua resposta, conhecida como “faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lucas 1, 38), é um exemplo de submissão confiante à vontade de Deus e de modéstia em seu coração.

Maria também demonstrou modéstia em sua aparência física. Sua pureza e santidade são refletidas em sua maneira de se vestir, sempre de forma recatada e modesta. Ela não buscava a ostentação ou a atenção para si mesma, mas sempre apontava para seu Filho, Jesus Cristo. Sua humildade e modéstia a tornaram um vaso digno para ser a Mãe do Verbo Encarnado.

Além disso, Maria é um exemplo de modéstia em suas palavras e ações. Ela foi uma mulher discreta, ponderada e sábia em suas palavras, sempre falando com amor, sabedoria e compaixão. Ela também foi uma mulher de ação, servindo humildemente aos outros, como quando ajudou sua prima Isabel ou quando acompanhou Jesus em sua vida pública e ministério.

Maria é considerada a Rainha dos Santos e é venerada como a mais perfeita de todas as criaturas humanas. Sua modéstia é um exemplo inspirador para todos os católicos, mostrando-nos como viver de forma humilde, recatada e pura, em conformidade com a vontade de Deus. Ela é um modelo de virtude e uma intercessora poderosa para nos ajudar a cultivar a modéstia em nossas vidas diárias.

Ao olharmos para Nossa Senhora como modelo de modéstia, somos chamados a imitar suas virtudes em nossas próprias vidas. Através de sua intercessão e exemplo, podemos aprender a ser humildes em nossas palavras, ações e aparência, buscando sempre apontar para Deus e para o bem dos outros. Que Maria, nossa Mãe e Rainha, nos ajude a crescer em modéstia e a viver uma vida de santidade, seguindo seu exemplo e buscando sempre a vontade de Deus em nossas vidas.